libras

EVENTO ADIADO 27-30/05 de 2025 – II ENCONTRO DO GT NACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 5 A 8 DE NOVEMBRO NA ALDEIA BURITI- MS

Compartilhe esse artigo!

 


O  II Encontro do GT Nacional das Línguas Indígenas para a Década Internacional das Línguas Indígenas será realizado entre os dias de 5 a 8 de novembro de 2024, na Terra Indígena Buriti, município de Dois Irmão/MS, conforme deliberado no I Encontro realizado em 2023 em Manaus/AM. O evento é uma ação do Plano Nacional para da Década das Línguas Indígenas DILI (2022-2032), elaborado pelo GT Nacional para a DILI em 2021, tendo como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento de políticas das línguas no âmbito linguístico, cultural, educacional e social visando a garantia do direito linguísticos dos Povos Indígenas. O tema escolhido, No chão do território a língua espírito refloresta mentes, reflete a importância que os povos indígenas estejam conectados com o território por meio do cordão umbilical, o espírito da língua pelo qual os nossos ancestrais estão presentes com todos os seus saberes, conectados com os territórios e que fazem povos indígenas respeitarem o chão do território. Essa conexão permite, nesse território, falar na sua própria língua indígena, fazendo a mensagem chegar ao coração e ao entendimento, e assim chegar ao seu verdadeiro propósito: reflorestar mentes, seja ela nas línguas indígenas de sinais, nas línguas indígenas orais ou no português indígena. As atividades propostas para o evento são: mesa-redonda de debate sobre o tema; oficinas que proporcionarão a troca de experiências sobre projetos de revitalização e retomadas de línguas indígenas; grupos de trabalho que discutirão e apresentarão propostas a respeito do tema; e plenárias de discussão e de liberação sobre as propostas elaboradas nos grupos de trabalho. O evento também visa também estabelecer um intercâmbio com os indígenas de outros países para troca de experiências. Para os/as parceiros/as e participantes que necessitam de carta-convite para buscarem financiamento para a viagem, pedimos que enviem e-mail solicitando: decadalinguasindigenas2@gmail.com.

Arte elaborada especialmente para o evento pela artista plástica do povo marajuara CarlaYyapoti.

Em breve, abriremos as inscrições e mais informações!

Nada para nós, sem nós!

 

APOIADORES:

 

             

Comente o que achou: 

Respostas de 3

  1. Tão lindas palavras….”é no contato com a terra e a cultura que encontramos a verdadeira essência de um povo….”
    Gratidão Potyra Terena, você me representa!

  2. Importante esse evento isso nos fortalece.
    “No chão do território, a língua espírito refloresta mentes. É no contato com a terra e a cultura que encontramos a verdadeira essência de um povo. A língua é mais que palavras; é a expressão da alma coletiva, cultivando ideias, tradições e a identidade que nos une e fortalece. Preservar e valorizar essa língua é plantar sementes de sabedoria e renovação.”
    Potyra Terena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quadro Geral das Línguas Indígenas

CONTATO

LOGIN


REGISTRE-SE